As doenças que mais afetam os homens são a diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e vários tipos de câncer, entre eles, o de próstata
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
No Brasil, no dia 15 de julho se comemora o Dia do Homem. E um alerta ao público masculino se acende. Se trata dos cuidados com a saúde. As doenças que mais afetam os homens são a diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e vários tipos de câncer, entre eles, o de próstata.
Segundo o Médico Urologista Felipe Dubourq, a busca masculina pelo check-up é baixa.
Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com dados apurados no Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde, 312 milhões de homens foram atendidos em 2022, destes 200 mil foram consultas ao urologista. Segundo Dubourq, homens com casos genéticos do câncer de próstata devem começar a avaliação a partir dos 40 anos.
Existem diversos motivos socioculturais que podem ser apontados como principais causas da evasão masculina das consultas médicas, dentre eles estão o medo, a desinformação e o tabu, que transforma o autocuidado num sinal de fraqueza para os homens. O mais importante é entender que, o estímulo e autocuidado não representa fraqueza, mas sim um ato de prevenção de doenças que se não tratadas, levam a morte.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.