PL já foi apresentado na Alepe e segue para avaliação da sua constitucionalidade
Foto: Freepik
Em Pernambuco, um Projeto de Lei visa conceder licença menstrual para trabalhadoras. O benefício seria direcionado a pessoas que sofrem com sintomas fortes e complicações durante a menstruação, de modo a afetar seu bem-estar e desempenho profissional. O PL seria aplicado para todos os cargos, como explica o autor do projeto, o deputado estadual Joel da Harpa (PL).
Leis semelhantes a essa também estão em trâmite em outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Pará e Ceará. Em Brasília, a legislação sobre o mesmo tema foi aprovada em maio deste ano.
O advogado trabalhista, João Galamba, alerta sobre os efeitos adversos que o projeto pode provocar às mulheres no mercado de trabalho.
De acordo com o deputado, a lei não irá autorizar que o empregador pergunte, no processo seletivo para uma vaga, se as mulheres têm complicações durante o período menstrual. E possíveis multas e sanções do projeto ainda serão discutidas pelos deputados.
O PL já foi apresentado na Assembleia Legislativa do estado e segue agora para a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.
Ouça matéria completa da repórter Taynã Olimpia no play acima.