De acordo com o Ministério do Trabalho, 65% do afastamento dos colaboradores são causados por problemas osteomusculares. Fisioterapeuta destaca as medidas necessárias para evitar complicações
O teletrabalho tornou-se uma realidade devido à necessidade do isolamento social para conter os avanços da Covid-19. No entanto, a modalidade exige uma série de cuidados para que a prática funcione, sem comprometer os resultados trabalhistas e, principalmente, sem trazer prejuízos à saúde. De acordo com o Ministério do Trabalho, 65% do afastamento dos colaboradores são causados por problemas osteomusculares.
A fisioterapeuta, Márcia Heráclio, durante entrevista concedida ao programa CBN Recife, ressaltou que para evitar problemas osteomusculares os trabalhadores devem escolher um local adequado para realizar as atividades, que possibilite a postura correta, em um ambiente iluminado, arejado e sem barulho. “Muitas vezes as pessoas acham que por estar em casa podem ficar na cama, no sofá, isso está errado. Tem que adquirir uma cadeira e uma mesa que você fique confortável para trabalhar”, afirma a especialista.
Ainda em relação a postura, a profissional orienta que as pessoas, antes de começarem o trabalho, precisam se alongar e, ao desenvolver as funções, necessitam levantar a cada 50 minutos para evitar varize, trombose e celulite.
Confira outras informações na entrevista completa com Márcia Heráclio, disponível no play acima.