Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Anac autoriza retomada de voos simultâneos no Aeroporto de Fernando de Noronha


Por: REDAÇÃO Portal

O anúncio foi feito pela agência na última sexta-feira (22)

25/08/2025
    Compartilhe:

O anúncio foi feito pela agência na última sexta-feira (22)

Foto: Ana Clara Marinho/g1

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o Aeroporto de Fernando de Noronha a receber voos simultâneos, após a conclusão da obra de recuperação do pátio de estacionamento de aeronaves. O anúncio foi feito pela Anac na última sexta-feira (22), uma semana após a conclusão das intervenções. A aplicação da restrição aconteceu no fim de junho, quando dois aviões ficaram atolados no pátio.

Na prática, se um avião estiver pronto para pousar no Aeroporto de Noronha, não será mais preciso sobrevoar para aguardar a decolagem de outra aeronave que esteja taxiando. A coordenação com as companhias aéreas fica a cargo do operador aeroportuário. Apesar da autorização, ainda estão proibidos no Aeroporto de Noronha o pouso de jatinhos e a ampliação do número de voos.

Desde setembro de 2024, o Aeroporto de Fernando de Noronha passa por obras de requalificação, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). Em março, a primeira etapa foi finalizada, possibilitando as operações com aviões de grande porte. A previsão da Anac é de que todas as intervenções sejam finalizadas até março de 2026, e caso haja atrasos, o número de voos pode ser reduzido em até 30%.

Relembre o que motivou a restrição de voos simultâneos

Em 22 de junho, um avião da Azul atolou no aeródromo antes da decolagem, o que se repetiu sete dias depois, quando uma aeronave da Gol ficou presa após o asfalto ceder. A Anac proibiu a operação de aviões a jato na ilha, em outubro de 2022, devido à identificação de buracos e rachaduras na pista.