Segundo o laboratório da empresa, o imunizante apresentou 80% de eficácia
Foto: g1
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa o pedido de registro da vacina tetravalente contra a Dengue, da farmacêutica japonesa Takeda, que tem uma das sedes no município de Goiana, em Pernambuco. O processo de avaliação da QDenga, é submetido a esclarecimentos técnicos e dados preliminares. Segundo o laboratório da empresa, o imunizante apresentou 80% de eficácia.
Segundo o Médico Infectologista, Filipe Prohaska, devido à falta de controle da doença, a vacina se torna uma alternativa efetiva de combate.
A vacina recebeu o registro de utilização da União Europeia no começo de dezembro de 2022, para crianças a partir dos 4 anos. A QDenga protege contra qualquer um dos sorotipos do vírus da dengue e é aplicada em duas doses com intervalo de três meses. O imunizante pode ser usado em pessoas que já foram contaminadas ou não.
Filipe Prohaska ainda destaca que caso seja aprovada, algumas alternativas para vacinar a população devem ser realizadas.
Até o momento, não existem prazos para a publicação da decisão. Para que isso aconteça, a análise técnica precisa ser concluída.
Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.