Imunizantes deveriam ser aplicados em crianças com idade entre 10 e 11 anos
Foto: via Agência Brasil
Apenas 250 mil vacinas contra a dengue foram aplicadas no Brasil, do total das 1,2 milhão de doses distribuídas pelo governo federal para 521 municípios. Isso significa que a cada 10 vacinas entregues, apenas 2 foram aplicadas no público alvo.
As cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para receberem as doses estão em regiões consideradas endêmicas para a doença. Diante dos relatos de baixa procura pela imunização e de doses com a data de validade próxima, o ministério optou por ampliar a faixa etária a receber a vacina neste momento, passando a chamar crianças com idade entre 10 e 14 anos.
Além da estratégia elaborada pelo SUS, alguns municípios estão com iniciativas diferenciadas, com extensão da faixa etária que é alvo da imunização. Com isso, o Departamento do Programa Nacional de Imunização contabiliza, ao todo, 365 mil doses aplicadas no país.
O esquema vacinal completo da vacina Qdenga, com duas doses, garante cerca de 80% de eficácia. A escolha do público alvo se deve ao levantamento feito de janeiro de 2019 a novembro de 2023, em que o grupo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos – grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.