Após queda na arrecadação, municípios pernambucanos pedem ajuda de recursos aos governos federal e estadual
Somente em julho deste ano, as prefeituras receberam 34% a menos que julho do ano passado
Foto: Reprodução/G1
Mais de 100 prefeitos de Pernambuco se reuniram na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), localizada no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. A iniciativa teve como propósito discutir a crise financeira que as cidades estão enfrentando com a redução das parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O FPM, uma transferência constitucional da União destinada para estados e para o Distrito Federal, apresentou uma redução significativa no valor das parcelas, de acordo com a Amupe. Somente em julho deste ano, as prefeituras receberam 34% a menos que julho do ano passado. Já em agosto, a redução seria de 22% em relação ao mesmo período de 2022.
Os gestores municipais também contestam a redução na liberação das emendas parlamentares. Atualmente existem emendas já aprovadas para os municípios, mas falta a liberação do pagamento. A associação pede que os deputados pernambucanos articulem apoio aos municípios junto ao Poder Executivo, assim como na Câmara dos Deputados e no Senado, para mitigar os efeitos da crise financeira.
Confira as informações com o repórter Israel Teixeira, clicando no 'play' acima.