Os trabalhadores podem solicitar o acesso aos recursos em uma agência da Caixa ou por meio do aplicativo do FGTS.
Foto: Pedro Alves/G1
A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores afetados pelas fortes chuvas nos municípios de Alagoas e Pernambuco.
Nesse tipo de saque, os trabalhadores têm direito de sacar o saldo da conta do FGTS em casos de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastres naturais que tenham atingido sua área de residência. É necessário que haja saldo na conta do FGTS e que o trabalhador não tenha realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. A Caixa informou que o valor máximo a ser retirado é de R$6.220 por conta de FGTS.
Os trabalhadores podem solicitar o acesso aos recursos em uma agência da Caixa ou por meio do aplicativo do FGTS, disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS. No aplicativo, eles devem selecionar a opção "Meus saques" e escolher "Outras opções de saque - Calamidade pública" e, em seguida, acessar a cidade.
Para solicitar o saque é preciso encaminhar uma foto do documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido em até 120 dias da decretação de calamidade. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de cinco dias úteis.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.