A prática regular de exercício garante a estabilidade corporal, além do fortalecimento dos músculos
É inegável que a prática regular de exercícios físicos traz uma série de benefícios para a estrutura muscular do corpo e, consequentemente, para a saúde, prevenindo doenças e garantindo a mobilidade mais segura. No caso dos idosos, a realização é imprescindível, pois garante estabilidade na caminhada, facilitando o andar de forma correta.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, a personal trainer, Joana Barros, explicou que quando os músculos estão fortalecidos, não acontece a atrofiação deles, melhorando a locomoção das pessoas idosas e evitando quedas, que, muitas vezes, resultam no óbito pelo corpo não aguentar o impacto. “A atividade dá mais estabilidade para o corpo do idoso e também mais liberdade de movimento, porque ele pode se deslocar melhor em casa, pode ser mais participativo. Isso traz mais qualidade de vida”, afirma a especialista.
Ainda na oportunidade, a profissional destacou a importância do público procurar profissionais adequados para a realização dos exercícios, pois, dessa forma, as atividades serão montadas de maneira personalizada, visando o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. “Cada idoso tem as suas particularidades, restrições e doenças. Então, é preciso que o exercício atenda a necessidade individual de cada pessoa”, ressalta Joana.
Confira outras informações na entrevista completa com Joana Barros, disponível no play acima.