Bezerros recebe o 1º Festival Mestre J. Borges e celebra a cultura do Agreste
Evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de dezembro
Foto: Divulgação/Renato Luiz
Símbolo da cultura bezerrense, pernambucana e brasileira, o mestre J. Borges, renomado xilogravurista e cordelista, será celebrado com a realização do 1º Festival Mestre J. Borges, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de dezembro e contará com uma programação diversificada, convidados especiais e dois momentos marcantes que reforçarão o legado do saudoso artista. A iniciativa é uma realização da Cenarium Produções, em parceria com o Memorial J. Borges.
O festival tem como principal objetivo reverenciar o artista bezerrense, cuja obra projetou o nome do município no Brasil e no exterior. Além disso, busca valorizar e difundir sua produção cultural, incentivando o desenvolvimento da arte, do turismo e da economia local. A programação se estende por quatro dias, incluindo o 20 de dezembro, data em que se comemora o nascimento do mestre.
Durante o evento, o público poderá participar de shows com artistas locais e regionais, exposições, oficinas culturais, feira de artesanato, concursos de xilogravura e literatura de cordel, visitas guiadas, lançamento de livro e inauguração de um museu dedicado à memória do artista. Serão sete polos culturais, com atividades que narram a trajetória e a importância de J. Borges, proporcionando uma verdadeira imersão em seu legado artístico.
Mais do que uma homenagem, o festival busca preservar e fortalecer o patrimônio cultural de Bezerros e de Pernambuco, promovendo um espaço de aprendizado, troca de saberes e vivência artística. A proposta inclui temas como inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, empreendedorismo cultural e integração entre gerações, reafirmando a relevância de J. Borges como referência na xilogravura, no cordel e na poesia popular.
Todas as atividades do Festival Mestre J. Borges serão gratuitas e abertas ao público, incentivando a participação de pessoas de todas as idades e perfis. Os polos terão fácil acesso e localização, garantindo ampla participação da comunidade local e dos visitantes. Todo o conteúdo produzido durante o evento será disponibilizado on-line, por meio das plataformas digitais, veículos de imprensa e canais oficiais do festival, ampliando o alcance e a difusão do legado do mestre que eternizou a cultura popular brasileira em traços e versos.