Briga no Presídio de Itaquitinga, na Mata Norte, deixa três detentos feridos
Segundo a SEAP, eles tiveram ferimentos leves e já retornaram ao pavilhão
Foto: Reprodução/Google Street View
Uma briga entre detentos no Pavilhão C do Presídio de Itaquitinga 1, unidade prisional de segurança máxima na Zona da Mata Norte de Pernambuco, deixou três pessoas feridas no último sábado (16). De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), os detentos tiveram ferimentos leves, foram atendidos na enfermaria da penitenciária e já retornaram ao pavilhão.
Ainda de acordo com a SEAP, todos os internos envolvidos na ocorrência foram identificados e isolados dos demais, sendo submetidos ao Conselho Disciplinar. A situação chegou a ser normalizada no mesmo dia, sem a necessidade de intervenção da Gerência de Operações de Segurança (GOS/SEAP). As motivações que levaram a briga, no entanto, não foram informadas.
Por meio de nota, o Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen) lembrou que outros episódios de violência já foram registrados no Presídio de Itaquitinga nos últimos anos. Somente em 2021, em cerca de seis meses, quatro detentos foram mortos na unidade prisional. “Não temos condições adequadas de efetivo para conter situações como essa. A superlotação e a ausência de investimento em segurança tornam inevitáveis episódios de violência e tensão dentro dos presídios”, diz o texto.
Questionada pela reportagem da CBN Recife sobre o quantitativo de policiais penais que atuam no Presídio de Itaquitinga 1, a SEAP informou que não pode repassar essa informação por questões de segurança. E ainda sobre os vídeos que passaram a circular nas redes sociais após a briga, vinculados à unidade prisional, a pasta afirma que, após análise, foi identificado que eles não possuem qualquer relação com o episódio ocorrido no último sábado (19).