Carnaval impulsiona empregos e deve movimentar R$ 348,71 milhões em Pernambuco
Estado projeta 889 novas vagas temporárias, um crescimento de 24% em relação a 2024
Foto: Fecomércio/Makermídia
O Carnaval segue aquecendo o mercado de trabalho em Pernambuco. Segundo a Fecomércio-PE, com base em dados do Novo Caged e projeções da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a expectativa para 2025 é a abertura de 889 novas vagas temporárias, um aumento de 24% em relação ao ano passado, o setor de serviços tem sido o principal responsável pelo crescimento, enquanto o comércio apresentou oscilações nos últimos anos.
Desde 2020, o estado manteve saldos positivos na geração de empregos formais em fevereiro, período de preparação e realização da festa. O setor de serviços se destacou na criação de postos de trabalho, enquanto o comércio teve seu melhor desempenho em 2021, mas registrou números negativos em 2024.
Além do impacto no emprego, o Carnaval 2025 deve movimentar R$ 348,71 milhões no estado, um crescimento de 1,4% em relação a 2024. Esse montante reflete o aumento no volume de vendas e nos serviços turísticos, impulsionados pelo fluxo de visitantes e pela demanda por produtos e serviços típicos da festividade.