Já são 118 casos confirmados em Pernambuco
Foto: Reprodução
Com o aumento de casos de febre do Oropouche, a Secretaria de Saúde de Pernambuco fez um alerta de prevenção contra o inseto transmissor da doença: o maruim. Isso porque o último levantamento apontou mais 29 registros e soma 118 casos confirmados no Estado. Ainda não existem vacinas para evitar a doença e, por isso, os cuidados devem ser intensificados, em especial pelas gestantes.
De acordo com a SES, as principais recomendações são: utilizar roupas que cubram o corpo, aplicar repelentes à base de icaridina nas áreas expostas da pele, instalar telas em portas e janelas, além de mosquiteiros em camas e redes de dormir para impedir a entrada de insetos.
“Como o inseto transmissor possui um tamanho menor quando comparado a outros vetores como o Aedes aegypti, por exemplo, é importante a utilização de telas com malha fina”, ressalta a Secretaria.
Além disso, também é recomendado evitar locais favoráveis à exposição do vetor, como áreas próximas à mata e áreas com presença de bananeira, cacau e outras árvores frutíferas. Principalmente nas primeiras horas da manhã e ao entardecer, que é quando o maruim tem maior circulação.
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.