Cemit faz alerta para o banho de mar seguro no feriado de 7 de setembro; veja
Órgãos estaduais orientam população sobre riscos de afogamentos e incidentes com tubarões; Corpo de Bombeiros amplia a Operação Praia Segura
Foto: Tarcisio Augusto/ Semas-PE
Com a proximidade do feriado da Independência do Brasil, no próximo domingo (7), o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) emitiu um alerta à população sobre os cuidados necessários para um banho de mar seguro nas praias do litoral pernambucano. O período marca a chamada “Abertura do Verão”, quando aumenta o fluxo de banhistas, e coincide com a lua cheia, que provoca marés mais intensas. A recomendação é evitar entrar na água em condições de risco, como em áreas sem arrecifes, águas turvas, durante a maré alta, após ingestão de bebidas alcoólicas ou nos horários de maior atividade dos tubarões, próximos ao amanhecer e ao entardecer.
Para reforçar a segurança, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) vai ampliar a Operação Praia Segura, que contará com 17 postos de guarda-vidas em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes durante o feriado, além do apoio de motos aquáticas, botes infláveis e do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O trecho litorâneo que vai da Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é apontado como área que exige maior atenção dos banhistas.
De acordo com o Governo de Pernambuco, a Região Metropolitana do Recife já acumula dois anos e seis meses sem registro de incidentes com tubarão. O resultado é atribuído ao fortalecimento das ações de prevenção, com investimentos de R$ 4,4 milhões em pesquisas, equipamentos, substituição de placas de alerta e programas de educação ambiental, incluindo o Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática (PEAST).
Tábua de Maré do dia 7 de setembro
03h21 – 2,48m (maré alta)
9h40 – 0,08m (maré baixa)
15h46 – 2,39m (maré alta)
21h53 – 0,15m (maré baixa)