Compesa conclui travessia de nove tubulações da Adutora do Agreste na BR-232 em Caruaru
Com a conclusão desta fase, a obra entra na reta final
Foto: Divulgação/Compesa
A Compesa concluiu a travessia de nove tubulações de grande porte sob o km 126 da BR-232, no município de Caruaru, entrando em uma etapa decisiva da obra da Adutora do Agreste. No total, foram instalados 63 metros de tubos com 1.200 milímetros de diâmetro, capazes de transportar quase 1.500 litros de água por segundo do Rio São Francisco para o atendimento de Caruaru e outros 13 municípios.
De acordo com a companhia, as atividades tiveram início no último dia 30 de setembro, e com a conclusão desta fase, a obra entra na reta final para os testes que irão ampliar a oferta de água, inicialmente para Caruaru e Bezerros.
Outras equipes ainda atuam em diferentes pontos da Adutora. Em Bezerros foi erguida uma Torre Piezométrica, dispositivo que protege e regula a pressão do sistema. No local, segue em andamento a montagem do sistema hidráulico que fará a interligação com a adutora. A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bezerros também passa por adequações para receber as águas do São Francisco. A previsão é que todas as intervenções no trecho Caruaru-Bezerros sejam concluídas até novembro de 2025, quando começarão os testes de operação.
Outra frente importante é o Lote 4B, que liga Caruaru a Santa Cruz do Capibaribe, passando por Toritama. O trecho envolve a implantação de 66 quilômetros de tubulações, dos quais 63 já foram executados. A estimativa é que parte do sistema entre em testes no início de 2026. Esse segmento será interligado à Adutora do Alto Capibaribe.