Compesa confirma alteração no abastecimento de água em quatro cidades do Agreste; confira
Mundaças acontecem após redução no volume da Barragem de Jucazinho
Foto: Hans Von Manteuffel
Quatro cidades do Agreste pernambucano terão alterações no calendário de abastecimento de água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a partir desta terça-feira (4).
A mudança ocorre em razão do baixo nível da Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, que atualmente está operando com apenas 1,47% de sua capacidade total.
Segundo a Compesa, será reduzida a vazão de retirada da barragem — que passará de 400 para 250 litros por segundo — como medida preventiva para preservar o volume ainda disponível e assegurar o fornecimento de água até a conclusão das obras estruturais que estão em andamento.
Com o novo ajuste operacional, os municípios afetados serão Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Bezerros, e o cronograma de distribuição passará a funcionar da seguinte forma:
-
Passira: oito dias com abastecimento e 15 sem;
-
Cumaru: sete dias com abastecimento e 15 sem;
-
Riacho das Almas: cinco dias com abastecimento e 25 sem;
-
Bezerros: cinco dias com abastecimento e 25 sem.
De acordo com o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, as medidas são indispensáveis para manter o funcionamento do sistema de abastecimento diante da escassez de chuvas que afeta a região. Ele ressaltou que as obras em execução estão em estágio avançado e devem garantir a normalização gradual do fornecimento nas cidades impactadas.
Os municípios de Passira, Cumaru e Riacho das Almas serão contemplados com a inversão da Adutora de Jucazinho via ETA Salgado, cujos testes devem ocorrer ainda este ano. A expectativa é de que, no início de 2026, o sistema volte ao regime regular de distribuição.
Já Bezerros será beneficiada com a Adutora do Agreste, que está com mais de 90% das obras concluídas e começará a ser testada ainda neste mês de novembro. O município também contará com o reforço da Adutora de Serro Azul, já finalizada e em fase de testes. Para a Compesa, essas ações devem garantir o retorno do abastecimento diário para a população local.