Isso equivale a uma redução de 14,5% no valor total destinado às instituições
Foto: Reprodução / G1
O governo federal anunciou, em comunicado oficial publicado na última terça-feira (01), que faria um corte de 8,2 bilhões nas verbas de custeio e investimento para todas as Instituições Federais do país, sob a justificativa de que o contingenciamento é necessário para cumprir o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas públicas. Isso equivale a uma redução de 14,5% no valor total. Reitores das universidades UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão do estado , temem não ter dinheiro para pagar todas as contas até o final do ano.
Para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a medida vai afetar diretamente o funcionamento e a manutenção do auxílio estudantil, bolsas de pesquisa e projetos acadêmicos nas universidades, com impacto nos alunos mais pobres.
Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também anunciou o bloqueio no orçamento, já confirmado, de 2,9 bilhões destinados às universidades. Deve paralisar, conforme entidades científicas, pesquisas importantes sobre covid-19 e meio ambiente.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.