CPRH notifica Ipojuca por despejo de água suja em Porto de Galinhas
Órgão ambiental exige explicações da prefeitura e identificação de responsáveis
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) notificou a Prefeitura de Ipojuca, no Grande Recife, após a circulação de um vídeo que mostra uma correnteza de água suja invadindo a Praia de Porto de Galinhas. O órgão solicitou esclarecimentos sobre o ocorrido e a identificação de possíveis responsáveis por ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem pluvial.
De acordo com a CPRH, uma equipe de fiscalização esteve no local na última quarta-feira (19), mas não encontrou indícios de contaminação ou despejo de esgoto no mar. O diretor de Fiscalização Ambiental da agência, Maviael Torchia, afirmou que a prefeitura será autuada caso não informe as medidas administrativas adotadas para solucionar o problema.
A gestão municipal admitiu que havia ligações irregulares de esgoto conectadas à rede pluvial, o que teria causado o despejo da água suja no mar durante as fortes chuvas. O sistema de esgotamento sanitário de Porto de Galinhas é de responsabilidade da prefeitura, mas o Governo do Estado investe R$ 57 milhões na implantação de um novo sistema, previsto para ser concluído em julho de 2026.
Por nota, a Prefeitura de Ipojuca afirmou que não recebeu notificação do CPRH e que só irá se posicionar e tomar as medidas cabíveis quando houver a formalização da notificação.