Detran registra 60 infrações por dia de motoristas sem CNH no estado em 2025
Se tratando de habilitação vencida, o órgão contabilizou 12 infrações por dia
Foto: Divulgação / Detran-PE
Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) revelam que, entre janeiro e novembro deste ano, foram registradas em média 60 autuações diárias de motoristas flagrados conduzindo veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No total, foram contabilizadas 20.328 infrações nos 11 primeiros meses de 2025 — um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2024, quando o número chegou a 19.260. Em nível nacional, dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estimam que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem possuir habilitação.
Quanto aos motoristas que foram pegos com a CNH vencida, o Detran-PE registrou 4.315 infrações no estado, o que corresponde a aproximadamente 12 casos por dia.
Entre os motivos alegados por quem conduz veículos sem CNH, o fator financeiro aparece como um dos principais. Muitos contam que o custo do processo de habilitação pesa no orçamento familiar. Além disso, a burocracia envolvida para obtenção do documento também é citada como obstáculo.
A situação não é exclusiva das cidades interioranas. No Grande Recife, muitos motoristas também afirmam que os altos valores cobrados pelas autoescolas os impedem de tirar a CNH.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo sem possuir CNH é uma infração gravíssima, sujeita à retenção do veículo até a chegada de um motorista habilitado, além de multa.