Dia do Maçom é comemorado neste 20 de agosto no Brasil
Data relembra o papel da Maçonaria na história do Brasil e reforça os valores de união e progresso social
Foto: Reprodução/ Google Street View
No dia 20 de agosto é celebrado no Brasil o Dia do Maçom, uma data marcada pelo simbolismo histórico e pela valorização da fraternidade. A escolha remete a 1822, quando maçons participaram ativamente do movimento que culminou na Independência do país, reforçando ideais de liberdade e soberania nacional. Desde então, a Maçonaria é lembrada por seu envolvimento em momentos decisivos da história brasileira.
A oficialização da data ocorreu em 1957, durante um encontro nacional de grandes lojas maçônicas, e desde então passou a integrar o calendário da instituição, além de ser reconhecida em leis estaduais. Mesmo diante de divergências históricas sobre o episódio que originou a data, o 20 de agosto segue sendo uma ocasião de homenagens, sessões solenes e reflexões sobre a importância social da entidade.
Mais antiga organização fraternal do mundo, a Maçonaria tem no Brasil uma trajetória ligada a causas como a Independência, a abolição da escravatura e a Proclamação da República. O Dia do Maçom é, portanto, um momento de reafirmar os valores que orientam a irmandade (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) e de destacar sua contribuição ao desenvolvimento da sociedade.