Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte
Foto: Reprodução/G1
Nesta segunda-feira (14), comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, data simbólica para a conscientização sobre a doença, que acomete mais de 14,3 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A diabetes é uma doença crônica causada pela ação ou produção insuficientes de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Ela pode ocasionar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Segundo a médica endocrinologista Lilian Albuquerque, um dos principais obstáculos no tratamento contra a diabetes é a falta de informação sobre a doença, que muitas vezes age de forma silenciosa e apresenta outros fatores de risco.
A médica destaca que a melhor forma de prevenir a diabetes é manter um estilo de vida saudável e ir ao médico regularmente. São comportamentos essenciais que evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
Vale ressaltar que, independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma, é fundamental que o paciente procure o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.
Ouça a matéria da repórter Lara Sá clicando no play acima.