Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Edital para retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco será lançado em outubro, afirma ministro


Por: REDAÇÃO Portal

O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em reunião com prefeitos pernambucanos

25/09/2025
    Compartilhe:

O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em reunião com prefeitos pernambucanos

Foto: Márcio Ferreira/MT

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o edital para continuidade das obras do lote SPS-4 da Ferrovia Transnordestina, em Pernambuco, será lançado no fim de outubro. O lote liga os municípios de Custódia e Arcoverde, totalizando 73 quilômetros de extensão, e deve contar com investimento de R$ 200 milhões. O anúncio foi feito em reunião nesta quarta-feira (24) com a presença de prefeitos pernambucanos e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A perspectiva é de que as obras da ferrovia no estado sejam retomadas em 2026.

O trecho pernambucano da Transnordestina liga o município de Salgueiro, no Sertão, ao Porto de Suape, com 544 km de extensão. Até então, 179 quilômetros já estão concluídos, entre Salgueiro e Custódia, cerca de 38% do projeto. Renan Filho destacou que as obras estão paradas na região há mais de 10 anos. "A Infra S.A. publicará o edital até o dia 30 de outubro para dar continuidade às obras, com o objetivo de entregar esse trecho, gerar emprego e movimentar a economia local. Os municípios precisam estar preparados para receber esses investimentos, que terão impacto direto na vida da população”, disse.

Ainda de acordo com o ministro, a retomada das obras da Transnordestina é tratada como prioridade pelo governo federal, tanto pela viabilidade econômica quanto pela promoção do desenvolvimento regional no Nordeste. A Transnordestina é um dos maiores projetos de infraestrutura da região, passando por 53 municípios, entre Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto de Pecém, no Ceará; com a conexão de Pernambuco à ferrovia por meio do trecho Salgueiro-Suape. Iniciadas no estado em 2006, as obras devem ser finalizadas apenas em 2029, com investimento de R$ 450 milhões pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Porto seco

Na reunião com os prefeitos, o ministro Renan Filho também anunciou que a Infra S.A. dará início aos estudos para construção de um porto seco com hubs logísticos no Sertão, na região de Salgueiro, e no Agreste, contemplando os municípios de Quipapá e Agrestina. Presente na reunião, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o porto seco representa um investimento estratégico para Pernambuco e um importante reforço à operação do Porto de Suape. “Esse investimento abre uma nova janela de oportunidades para Suape, que poderá atender não só Pernambuco, mas também estados vizinhos, como Ceará e Piauí, integrando-se ainda à Ferrovia Norte-Sul”, afirmou.

O porto seco funciona como um terminal intermodal para ferrovias e rodovias, conectado a um porto marítimo, e pode incluir instalações para armazenamento e manutenção de mercadorias. A implantação dessas estruturas contribui para aliviar a pressão por espaço alfandegário nos portos marítimos, além de reduzir custos logísticos.