Pernambuco soma mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol e descarta notificação em Gravatá
No total, o estado tem 8 notificações, sendo seis casos investigados pela SES-PE
Foto: Reprodução/TV Globo
Pernambuco soma 8 casos suspeitos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo a última atualização divulguada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na noite desta sexta-feira (3), uma das pacientes é uma mulher de 33 anos, moradora do município de Cedro, no Sertão. Ela está internada em um hospital da Região. O Hospital Mestre Vitalino, de Caruaru, no Agreste, também registrou o caso de um homem de 33 anos. Ele é natural de Lagoa do Ouro, no Agreste.
Os casos se somam aos outros cinco que foram registrados ao longo da semana, entre as notificações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE): 3 em Lajedo, 1 em João Alfredo, 1 em Ipojuca e 1 em Olinda. A notificação até então investigada em Gravatá, no Agreste, foi descartada pela SES-PE. De acordo com laudos de exames realizados no paciente, as alterações não eram compatíveis com intoxicação exógena.
De acordo com a SES-PE, a paciente de Cedro ingeriu aguardente e relatou visão turva, dor de cabeça, taquicardia, fotofobia, dor abdominal e náuseas. O estado de saúde dela não foi confirmado. Já o paciente de Lagoa do Ouro, segundo o Hospital Mestre Vitalino (HMV), tomou uma dose de conhaque e apresentou alteração visual, agitação e insuficiência respiratória. Ele está internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMV, fazendo sessões de hemodiálise.
Confira todos os casos:
- Lajedo (2)
--> Sexo masculino, 43 anos.
Evolução: óbito (09/09)
--> Sexo masculino, 32 anos
Evolução: sequelas oculares. Alta hospitalar.
- João Alfredo (1)
--> Sexo masculino, 30 anos.
Evolução: óbito (30/09)
- Olinda (1)
--> Sexo feminino, 35 anos
Evolução: sequelas oculares.
- Atendida em Ipojuca, mas é residente de São Paulo (1)
—> Sexo feminino, 26 anos, que segue internada.
- Cedro (1)
--> Sexo feminino, 33 anos, segue internada.
DESCARTADO
- Gravatá (1)
—> sexo masculino, 30 anos.
Em Lajedo, há um terceiro óbito suspeito notificado pela prefeitura e envaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO). No entanto, esse registro ainda não foi repassado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE). Já o paciente de Lagoa do Ouro foi notificado pelo Hospital Mestre Vitalino, de Caruaru.
Monitoramento
No último boletim, a SES-PE ainda informou que o Comitê de Crise de Enfrentamento à Intoxicação por Metanol da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco se reuniu nesta sexta-feira (3) para discutir o manejo clínico de assistência aos pacientes, de forma uniforme e rápida, desde a entrada nas unidades de pronto atendimento até a remoção para os hospitais de referências nos episódios mais graves, com necessidade de diálise e terapia intensiva.