A região Sudeste concentra 62% dessa população.
Foto: Reprodução/Fernando Frazão - via Agência Brasil
De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022, cerca de 236,4 mil indivíduos estavam em situação de rua no Brasil, o que equivale a um a cada mil brasileiros. Essas informações foram extraídas do relatório intitulado "População em Situação de Rua: Diagnóstico com Base em Registros Administrativos e Sistemas do Governo Federal," que reúne dados disponíveis nos registros nacionais sobre essa população.
Esse documento cumpre com as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou a elaboração de um diagnóstico detalhado sobre a população em situação de rua, visando orientar a implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Atualmente, o Ministério gerencia 246 Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop), onde mais de 578 mil atendimentos foram realizados.
O diagnóstico revela que, do total de mais de 236 mil pessoas vivendo nas ruas das cidades brasileiras, a Região Sudeste concentra 62% desse contingente, sendo o Distrito Federal a unidade federativa com a maior proporção, com três entre cada mil pessoas vivendo em situação de rua. Esse grupo é predominantemente composto por homens (87%), adultos (55%)e pessoas negras (68%).
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.