Farmácia Popular inicia distribuição de absorventes gratuitos; 24 milhões de pessoas serão beneficiadas
Segundo o Ministério da Saúde, a ação é “um importante avanço para garantir o acesso à dignidade menstrual”.
Foto: Reprodução/ Via G1
Absorventes começam a ser distribuídos, em mais de 31 mil unidades credenciadas no programa Farmácia Popular, para a população em situação de vulnerabilidade social beneficiando brasileiras e estrangeiras com idades entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que contam com a renda familiar mensal de até R$218 por pessoa.
A iniciativa do Ministério da Saúde visa atender a grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema, como também a população recolhida em unidades do sistema prisional.
Os estudantes das instituições públicas de ensino que desejam receber, devem estar no CadÚnico, mas, neste caso, a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo. Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, a ação contribui no combate às desigualdades causadas pela pobreza menstrual e configura “um importante avanço para garantir o acesso à dignidade menstrual”.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.