Febraban promove mutirão de renegociação de dívidas em meio à crescente da inadimplência; confira
Ação inclui pendências relacionadas a cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado
Foto: Bárbara Munhoz/G1
Mais de 160 instituições financeiras participarão, durante o mês de novembro, de um mutirão nacional para renegociar dívidas de consumidores com parcelas em atraso. A ação é promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.
De acordo com a Febraban, a campanha oferece condições facilitadas para que os consumidores possam quitar seus débitos, incluindo parcelamentos, descontos sobre o valor total da dívida e redução nas taxas de juros para refinanciamento.
A renegociação será válida para pendências relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, desde que as dívidas estejam vencidas, não envolvam bens como garantia e não estejam prescritas. Os consumidores poderão buscar a renegociação diretamente com os bancos participantes ou por meio da plataforma Consumidor.gov.br. Além disso, os Procons que aderirem ao mutirão prestarão atendimento presencial. No caso de consumidores superendividados, será exigido um plano de pagamento para formalizar o acordo.
Essa mobilização ocorre em um contexto de crescente dificuldade financeira enfrentada pelas famílias brasileiras, impactadas pelos altos juros. Em setembro, a taxa de inadimplência alcançou 30,5% dos lares — o maior índice registrado desde o início da série histórica em 2010 — segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).