Feira de artesanato recebeu mais de 300 mil visitantes em 12 dias
Foto: Taynã Olimpia/CBN Recife
A 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) encerrou no último domingo (14), após 12 dias de programação, com mais de 5 mil expositores nacionais e internacionais. Para a Fenearte deste ano foram investidos R$15 milhões de reais, com participação de 13 parceiros privados – um aumento de 85% das parcerias em relação ao ano anterior.
Neste ano, a tradicional feira de artesanato atingiu número recorde de visitantes, com 320 mil pessoas acessando e percorrendo os mais de 25 mil m² de estandes. Do público, 22,5% são turistas, como informa o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo:
O impacto econômico da Fenearte 2024 foi de R$ 108 milhões, incluindo a projeção de negócios pós-feira, como pontua André Teixeira, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe):
No quesito sustentabilidade, ações voltadas à coleta e reciclagem de resíduos receberam reforço nesta edição. Quem comenta é Camila Bandeira, diretora-Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe:
Outro reforço realizado foi em relação ao transporte. O traslado, que leva gratuitamente os visitantes de pontos estratégicos da cidade diretamente para a feira, teve sua frota duplicada, resultando em mais de 40 mil pessoas utilizando o serviço.
A próxima edição da Fenearte já está em produção, e as datas já foram divulgadas: dos dias 9 a 20 de julho de 2025.
Ouça a matéria da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.