O equipamento cultural está sem funcionamento desde 2022 e é alvo de furtos constantes
Foto: via G1
O Processo de Tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira foi aberto pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A novidade foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, em meio uma série de protestos sobre o abandono do equipamento cultural, que atualmente está com sérios problemas estruturais e sofre com arrombamentos e furtos recorrentes. De acordo com a publicação: “estão asseguradas ao referido imóvel as mesmas prerrogativas de bem efetivamente tombado, até a conclusão do processo.”
A classe artística vai fazer um ato na próxima quarta-feira, às 10h, em frente ao teatro, para pedir a restauração do espaço e também que ele passe a ser gerido pelo Governo de Pernambuco.
A última movimentação nesse sentido, por parte da administração pública, foi em 2022, quando a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) deu início às tratativas do processo de comodato do Teatro Valdemar de Oliveira ao Governo do Estado. A proposta era que o teatro, que pertence ao Grupo Teatro de Amadores de Pernambuco, fosse emprestado gratuitamente ao estado, ficando sob administração do mesmo até 2041.
O Teatro Valdemar de Oliveira fica localizado no bairro da Boa Vista e foi inaugurado em 1971. O equipamento está sem atividades desde 2020, quando suspendeu a programação por causa da pandemia da Covid-19.
Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no play acima.