Segundo a pasta, a ferramenta tem como base várias fontes como censos, pesquisas e amostras disponibilizadas por instituições
Foto: Reprodução/G1
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou nesta segunda-feira (18) a criação do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), uma plataforma digital que reúne informações sobre o desenvolvimento e a análise das políticas públicas do setor.
Segundo a pasta, a ferramenta tem como base várias fontes como censos, pesquisas e amostras disponibilizadas por instituições como o Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), o Judiciário e o sistema de segurança pública.
Desses formatos, a coleta de dados destaca os públicos considerados prioritários para as ações do governo - crianças,adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQUIA+, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.
Todo o material será convertido com o objetivo de estimular a produção de pesquisas de promoção dos direitos humanos, além de material educativo para a formação de cidadãos e agentes públicos.
O ObservaDH faz parte de um plano de ação do governo federal que foi criado a partir de evidências. Além da plataforma, foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para a realização de estudos sobre a execução de políticas de direitos humanos e cidadania. O acordo terá duração de três anos, podendo ser prorrogado.
Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.