Governo de Pernambuco inicia obras do trecho sul do Arco Viário Metropolitano
O corredor ligará a BR-232, no município de Moreno, à BR-101, no Cabo de Santo Agostinho
Foto: Thalia Albuquerque/CNF PE
O Governo de Pernambuco assinou a ordem de serviço para o início das obras do trecho sul do Arco Metropolitano, durante uma cerimônia no município de Moreno, no Grande Recife, na manhã desta sexta-feira (12). De acordo com a gestão estadual, o corredor que ligará a BR-232, no município de Moreno, à BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, terá 25,32 km e contará com um investimento de R$ 632 milhões.
Na ocasião, a governadora Raquel Lyra afirmou que, apesar de o contrato prever um prazo de dois anos, a gestão estadual vai tentar antecipar a entrega. "A obra já começa neste dia de hoje, com prazo para terminar a primeira etapa, com recursos garantidos. A segunda etapa vem com recursos do Governo Federal, já incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e a terceira etapa é o que nós ainda vamos modelar para poder garantir que a via inteira venha de Igarassu ou Goiana, e possa possa chegar até o Porto de Suape", declarou a governadora.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, explicou os impactos práticos da obra. "Todo veículo que vem do interior de Pernambuco pela 232, no sentido Petrolina, Serra Talhada, Arcoverde, Salgueiro, chegando para Caruaru, não vai mais precisar entrar no Recife. Ao fim da obra, os veículos vão pegar por Moreno e já vão sair direto no Cabo de Santo Agostinho. Eles vão poder escoar direto para o sul do país ou direto para o Porto de Suape".
Em relação ao trecho norte do Arco Metropolitano, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), André Fonseca, alegou que, por envolver um maior impacto ambiental, as medidas necessárias ainda estão sendo estudadas. "Existe o estudo de três traçados, e a gente está verificando qual é o melhor para, a partir daí, a gente começar as diversas negociações para o início efetivo de obra. O foco agora é começar essa obra de 25 km, e estamos em negociação com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para o restante do trecho Sul, que são mais 20 km", contou.
O Arco Metropolitano, no Grande Recife, é planejado desde a década de 1990. O projeto tem como objetivo criar um novo corredor viário que conecte os municípios da região e permita uma maior facilidade para os transportes de carga.