Governo de Pernambuco firma pacto para gestão de recursos hídricos, saneamento básico e segurança de barragens
Apenas oito estados brasileiros assinaram o Pacto pela Governança da Água
Foto: Divulgação/Compesa
Uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) irá fortalecer a gestão de recursos hídricos no estado, em especial o saneamento básico e segurança de barragens, além do desenvolvimento de estratégias para abrandar eventos extremos, como secas e cheias.
Pernambuco é o oitavo estado a assinar o Pacto pela Governança da Água. A iniciativa será coordenada pela ANA e executada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e visa aprimorar os instrumentos de monitoramento da quantidade e qualidade do recurso hídrico, da adaptação à mudança climática e da conservação e uso racional da água, como explica o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo.
Nesse quesito, um dos desafios da gestão é garantir que a água chegue nas casas da população. O secretário afirma que estratégias de melhoria nesse setor também estão previstas no Pacto. A aliança entre o Estado e a União foi assinada nesta segunda-feira pela governadora Raquel Lyra e contempla, também, o Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Ouça matéria completa da repórter Taynã Olimpia no play acima.