Governo de Pernambuco triplica patrimônio de fundo previdenciário do Estado
O regime de previdência realiza a arrecadação de forma compartilhada, com contribuições iguais de 14% por parte do Estado e dos servidores
Foto: Reprodução/G1
O Governo de Pernambuco triplicou o patrimônio da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape), dentro de um período de 20 meses. O fundo, que é responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais, encerrou o ano de 2022 com um saldo de R$ 135 milhões. Hoje, esse valor ultrapassa os R$ 432 milhões.
O regime de previdência realiza a arrecadação de forma compartilhada, com contribuições iguais de 14% por parte do Estado e dos servidores. Além disso, a gestão do Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funaprev), um fundo de natureza capitalizada, foi implantado em abril de 2020. O regime de previdência realiza a arrecadação de forma compartilhada, com contribuições iguais de 14% por parte do Estado e dos servidores.
Além disso, a gestão do Funaprev adota uma política de investimentos rigorosa, alinhada à Resolução CMN nº 4.963 e à Portaria MTP nº 1.467. Parte dos recursos é aplicada no mercado financeiro, visando garantir a sustentabilidade do fundo a longo prazo. Em 2023, a meta de rentabilidade foi estipulada em INPC + 4,62%, acumulando 168,51% no ano. Para 2024, a meta é INPC + 4,86%, com um acumulado atual de 102,35%.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.