Governo estadual lança edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco com 460 vagas
Cada candidato poderá concorrer a até três cargos distintos em nove órgãos da administração
Foto: Yacy Ribeiro/Secom
O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (9) o edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE). No total, 460 vagas estão distribuídas entre nove órgãos, em cargos ou especialidades de níveis Médio e Superior. As provas serão realizadas nos dias 14 e 21 de dezembro de 2025, em 10 municípios, e as inscrições podem ser realizadas a partir desta sexta-feira (10) até o dia 7 de novembro, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame: www.concursosfcc.com.br.
As cidades onde as provas ocorrerão são: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro. Segundo a governadora Raquel Lyra (PSD), cada candidato poderá concorrer a até três cargos distintos. “São 460 vagas distribuídas por nove órgãos do Estado. Essa será uma excelente oportunidade para todos os que desejam fazer parte da equipe que está mudando Pernambuco”, destacou.
Há vagas para os seguintes órgãos: Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape), Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag).
Os cargos do CPU-PE são distribuídos em três blocos, sendo eles, formação específica de nível superior; qualquer área de formação de nível superior; e formação de nível médio. Cada grupo terá seu dia e turno exclusivo para realização das provas. A secretária de Administração, Ana Maraíza, afirmou que o Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE) representa um marco na modernização da gestão pública estadual. “Ao publicar esse edital, o Governo de Pernambuco tem o objetivo de atrair profissionais de excelência para integrar o quadro de servidores do Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população”, pontuou.
Mais detalhes do certame podem ser conferidos no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site www.concursosfcc.com.br.