Substância veio de tanques da Venezuela, mas a bandeira do navio que a transportava ainda não foi descoberta.
Foto: Reprodução/ TV Globo
O governo federal notificou 11 países cobrando explicações sobre 30 navios mapeados na investigação sobre a origem do óleo que vazou e atingiu praias do litoral nordestino. De acordo com a Capitania dos Portos de Pernambuco a suspeita é de que o responsável tenha sido um navio-tanque, dada a quantidade de material encontrada até o momento.
Na apuração inicial, foram apontadas 1.500 embarcações suspeitas mas essa quantidade foi afunilada para 30. A Marinha do Brasil, no entanto, não divulgou quais os países que estão no radar, mas disse que o requerimento endereçado aos locais pede informações oficiais aos governos sobre conhecimento de algum acidente em alto-mar.
Os 30 navios estão entre os que passaram pela costa nordestina no mês de agosto. O governo também trabalha com a possibilidade de o óleo ter saído de embarcações não oficiais, os chamados “dark ships” (navios fantasma). O que já está comprovado é que o óleo encontrado veio de bacias da Venezuela, mas a bandeira do navio que o transportava ainda é um mistério.