Governo publica edital de licitação para retomada da Transnordestina em Pernambuco
A licitação contempla um trecho de 73 km que passa pelos municípios de Custódia, Sertânia, Buíque e Arcoverde, no Sertão
Foto: Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou o edital de licitação para retomada das obras do ramal Salgueiro-Suape (SPS) da Ferrovia Transnordestina, que conectará Pernambuco ao traçado principal: de Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Pecém, no Ceará. A assinatura ocorreu durante uma reunião realizada em formato híbrido, nesta sexta-feira (31), com a participação de ministros, senadores, prefeitos e secretários pernambucanos, além da governadora Raquel Lyra (PSD), do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, e do presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, que conduziu o estudo e dará seguimento ao processo.
O edital foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e contempla um trecho de 73 km que passa pelos municípios de Custódia, Sertânia, Buíque e Arcoverde (SPS 3 e SPS 4), no Sertão. Para essa licitação, o investimento é de R$ 415 milhões, com prazo de contrato de 57 meses, incluindo o desenvolvimento do projeto e a execução das obras. O edital prevê que consórcios de até três empresas possam participar da licitação, incluindo empresas estrangeiras com representante legal no Brasil.
Em Pernambuco, 179 quilômetros da Transnordestina já estão concluídos, cerca de 38% da obra. Em 2022, a empresa responsável pela execução da Transnordestina devolveu o trecho pernambucano ao governo federal por considerar que havia inviabilidade técnica e financeira. Em 2023, o Ramal Salgueiro-Suape foi reintegrado à ferrovia e contará com investimento do Novo PAC para sair do papel, após o estudo técnico conduzido pela Infra S.A.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, mais dois editais serão publicados em 2026, cada um com 53 km: são os traçados Salgueiro-Suape (SPS) 7 e 5. Depois, o governo licitará o trecho SPS 6, com a ferrovia já próxima ao Grande Recife. Quanto à obra entre Custódia e Arcoverde, o governo prevê a formalização de 6 mil empregos diretos e indiretos, e até 2026, a expectativa é de que mais de 180 km sejam contratados.

Foto: Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos
Expectativa
Do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, a governadora Raquel Lyra comemorou a assinatura simbólica do edital. "Cheguei aqui (em 2022) e fui surpreendida por um aditivo que tirou Pernambuco da Transnordestina. Hoje, o edital de licitação retoma o potencial logístico do Nordeste brasileiro e representa um recomeço", disse às autoridades que participavam da reunião.
Para o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, a retomada do trecho pernambucano à Transnordestina será determinante para o desenvolvimento do estado, principalmente às cidades por onde o ramal passará. "A estrada trará desenvolvimento para toda a região, desde onde ela sai, de Salgueiro, até Suape, com portos secos, com escoamento de produção. Você pode pegar Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una, onde tem grande produção de bateria, de frangos, enfim. E isso fará com que toda essa região mude de patamar. O que acontece hoje é um fato muito importante para o nosso estado", pontuou.

Foto: Elvis Aleluia/Sudene
Ao lado do superintendente, o senador Humberto Costa (PT) participou da reunião de lançamento do edital, nesta sexta (31), direto do prédio-sede da Sudene, na Zona Sul do Recife. Na avaliação do petista, o governo federal faz um aceno de que trata a construção do ramal pernambucano como prioridade.
“O presidente Lula tem esse compromisso. Foi assumido durante a campanha, em outros momentos também, e com certeza nós estamos dando um pontapé importante para que esse ramal, que vem até Suape, se transforme em uma obra definitiva. Foi muito animador também ouvir que já há uma previsão para outros anúncios de licitação ao longo do próximo ano. E pelo andar da carruagem, não vai ser muito difícil conseguir parceiros privados que possam fazer a complementação dessa obra”, declarou.
As empresas que desejarem participar do processo têm até o dia 8 de janeiro de 2026, às 10h, para entregar as propostas no site www.licitacores-e.com.br. O edital está disponível no Portal de Compras do Banco do Brasil e no site da Infra S.A.
Reportagem - Lucas Arruda