Hemobrás inaugura fábrica em Goiana para a produção nacional de hemoderivados
A nova unidade permite que o Brasil produza até 500 mil litros de plasma fracionado por ano
Foto: Reprodução/Governo Federal
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) inaugurou seu complexo industrial, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, depois de 15 anos em obras.
Com um investimento de cerca de R$ 1,9 bilhão, a estatal, que é vinculada ao Ministério da Saúde, conta com 17 prédios distribuídos em uma área de 48 mil m².
De acordo com o Governo Federal, a nova unidade permite que o Brasil produza até 500 mil litros de plasma fracionado por ano, além de medicamentos como Albumina Humana 20%, Imunoglobulina 5%, Fator VIII e IX da Coagulação, Fator de Von Willebrand e Complexo Protrombínico.
Atualmente a Hemobrás recolhe plasma excedente de 72 hemocentros públicos e serviços de hemoterapia em todo o país, e envia esses insumos para serem processados no exterior. Com a nova estrutura, a maior parcela da produção passa a ser realizada no território nacional.
Ainda segundo o Governo Federal, a produção pode beneficiar milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com tratamentos para hemofilia, doenças raras, queimaduras graves e infecções.