Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospital da Restauração recebe implantação de Inteligência Artificial para apoiar Farmácia Clínica


Por: REDAÇÃO Portal

Sistema analisa prescrições médicas automaticamente e produz relatórios auxiliares

03/12/2025
    Compartilhe:

Sistema analisa prescrições médicas automaticamente e produz relatórios auxiliares

Foto: Manoel Filho/HR/SES-PE

O Hospital da Restauração (HR) Gov. Paulo Guerra, no Recife, passou a utilizar uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para apoiar as equipes da Farmácia Clínica em suas atividades diárias. O sistema, chamado NoHarm, analisa automaticamente as prescrições de medicamentos e produz relatórios que auxiliam os profissionais na realização de intervenções quando necessário. Esta é a primeira solução de IA adotada pelo maior hospital público de Pernambuco. A iniciativa rendeu ao HR um prêmio na 1ª Mostra Pernambucana de Experiências Exitosas em Saúde, realizada durante o Congresso Pernambucano de Inovação & Integração em Saúde, em novembro.

Desde o início do ano, após o treinamento das equipes, o uso da tecnologia vem apresentando resultados significativos na UTI Adulto. Entre fevereiro e agosto, 85% das intervenções sugeridas pelos farmacêuticos foram aceitas pela equipe médica, gerando economia de recursos que chegou a até 8.835%. Mais recentemente, a ferramenta também passou a ser utilizada na UTI Pediátrica e na USAN (Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia). Desenvolvida pelo Instituto de Inteligência Artificial na Saúde (IIAS), a NoHarm.AI é uma tecnologia totalmente brasileira, criada para apoiar o trabalho dos farmacêuticos e reforçar a segurança dos pacientes em hospitais do país.

O sistema funciona analisando prescrições médicas em tempo real para prevenir erros, como doses inadequadas, interações entre medicamentos ou duplicidade de substâncias. Lançado em 2020, o programa tem acesso a todo o prontuário do paciente — incluindo exames e comorbidades — e oferece recomendações aos farmacêuticos sobre como lidar com possíveis problemas relacionados ao uso de medicamentos. Atualmente, a NoHarm é utilizada por cerca de 200 hospitais no Brasil, sendo disponibilizada gratuitamente para unidades do SUS.