Hospital de Câncer lança projeto OncoVerso para cuidados com pacientes oncológicos
Projeto incorpora o uso de óculos de Realidade Estendida
Foto: Divulgação/HCP
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) iniciou um projeto inovador em seu recém-criado Centro de Inovação que incorpora o uso de óculos de Realidade Estendida (XR) para complementar os cuidados de pacientes oncológicos. A iniciativa, nomeada OncoVerso, busca integrar soluções digitais ao tratamento contra o câncer, com base científica e protocolos seguros.
A tecnologia XR, que combina Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), será aplicada para criar ambientes relaxantes, interativos e lúdicos, além de gamificar exercícios físicos, tornando o processo terapêutico mais acolhedor e menos desgastante. Inicialmente, quatro perfis de pacientes serão contemplados: pediátricos, idosos, pessoas em cuidados paliativos e em reabilitação fisioterápica.
Nos próximos 12 meses, equipes médicas, fisioterapeutas, psicólogos e especialistas em tecnologia desenvolverão protocolos clínicos, testarão a aplicação da ferramenta no ambiente hospitalar e gerarão dados científicos sobre os resultados. O OncoVerso conta com cinco óculos XR adquiridos com o apoio de empresas parceiras – Labvie, Becker, R&F Healthtech, SeligaMidia, Vector e DRJ Transportes – além do suporte do Porto Digital.
O uso da XR na saúde tem se destacado mundialmente por contribuir para o controle da dor, redução da ansiedade e melhora da experiência hospitalar, podendo até potencializar os resultados clínicos. Com essa iniciativa, o HCP espera ampliar as possibilidades de cuidado humanizado aliado à tecnologia.