Hospital Pelópidas Silveira realiza captação de seis órgãos para transplantes em Pernambuco
Foram retirados um coração, dois rins e um fígado, além de duas córneas. O procedimento ocorreu após uma paciente de 31 anos ter a morte encefálica confirmada
Foto: Reprodução / FGH
O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, realizou a primeira captação múltipla de órgãos de Pernambuco em 2024. De acordo com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), o procedimento ocorreu às 5 horas da manhã do dia 1º de janeiro, onde seis órgãos foram captados por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPS, sendo um coração, dois rins e um fígado, além de duas córneas.
Agora, os órgãos captados estão à disposição do Sistema Nacional de Transplantes, com o objetivo de dar a oportunidade de uma nova vida aos pacientes que aguardam na fila de transplantes. Com os seis órgãos, pelo menos quatro pessoas podem ser contempladas.
A captação só foi possível após uma paciente de 31 anos ter a morte encefálica confirmada. A retirada do coração, contou com a realização sendo feita pela equipe do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape). Já o procedimento nos rins, fígado e córneas contou com a participação de um grupo do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.