Hospital Universitário Oswaldo Cruz passa a ser referência no estado em meningite pediátrica
Medida busca concentrar todo o atendimento em um único local especializado
Foto: Pedro Alves/G1
O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) passou a ser o principal centro de referência em Pernambuco para o atendimento de crianças com suspeita ou confirmação de meningite. Desde setembro, a coleta do líquido cefalorraquidiano (LCR) em pacientes pediátricos, antes realizada no Hospital Correia Picanço (HCP), passou a ser feita no HUOC. A medida busca concentrar todo o atendimento relacionado à meningite infantil em um único local especializado. Já os casos em adultos continuam sendo direcionados ao Correia Picanço.
A coleta do LCR, também conhecido como líquor, é essencial para a confirmação do diagnóstico da doença e pode identificar o agente causador. O fluido normalmente é claro e transparente, mas alterações em sua aparência podem indicar infecção.
A meningite é uma inflamação das meninges, estruturas que revestem o cérebro e a medula espinhal. O tratamento é realizado em unidades de saúde especializadas e varia conforme a causa — bacteriana ou viral — podendo incluir antibioticoterapia, medicamentos para controle de sintomas e acompanhamento clínico para avaliar a gravidade do quadro.