A paciente de 20 anos, internada no setor de Neurocirurgia do HR, passou pelo procedimento de biópsia estereotáxica de um tumor cerebral, custeado pelo SUS
Foto: Divulgação / SES
Pernambuco protagonizou na última segunda-feira (27), a primeira neurocirurgia com auxílio de um robô. A operação ocorreu no Hospital da Restauração (HR), no bairro de Derby, área Central do Recife, sendo a primeira do tipo no Norte-Nordeste. A paciente de 20 anos, internada no setor de Neurocirurgia do HR, passou pelo procedimento de biópsia estereotáxica de um tumor cerebral, custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, dez profissionais participaram da cirurgia, que utilizou o robô para desempenhar a função de braço auxiliar, onde na prática, fez com que a agulha retirasse o material do local mais adequado. Esse fragmento colhido será utilizado para avaliar o melhor tratamento para a paciente.
O procedimento só foi possível após a parceria com a empresa Brainlab, que desenvolveu o equipamento, e com a Representa Materiais Cirúrgicos, que trouxe o neuronavegador e o braço robótico para o HR. O equipamento completo está avaliado em aproximadamente R$1,5 milhão de dólares.
Após a cirurgia, a paciente foi encaminhada para a Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia (Usan).
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.