HR recebe Central de Laudos; serviço deve agilizar diagnóstico de exames de imagem
Ao todo, 40 médicos radiologistas ficarão responsáveis pelas análises
Foto: Phillipe Jonathan/SES-PE
Para agilizar os diagnósticos dos pacientes internados no Hospital da Restauração (HR) Gov. Paulo Guerra, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) inaugurou a Central de Laudos. O serviço conta com 40 médicos radiologistas responsáveis por analisar exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada (TC), funcionando 24 horas por dia com o apoio de dois equipamentos de ressonância magnética, quatro tomógrafos e três raios X.
A Central de Laudos atenderá, além do HR, outros cinco grandes hospitais da rede estadual de forma progressiva. Atualmente, os laudos já contemplam exames realizados no Hospital Agamenon Magalhães, no Hospital Otávio de Freitas e no Hospital Getúlio Vargas. Desde a implantação, houve aumento significativo na emissão de laudos: 168% a mais para tomografias, 146% para ressonâncias magnéticas e 23% para ultrassonografias. No primeiro mês de funcionamento, 46% dos laudos de TC do Hospital Agamenon Magalhães foram processados pela nova central.
Os exames de urgência têm seus resultados liberados no mesmo turno em que são realizados, enquanto os de pacientes internados no HR ficam prontos em até 48 horas. Já os procedimentos eletivos possuem prazo de até sete dias para a emissão do laudo, garantindo maior eficiência no atendimento e na tomada de decisões clínicas.