O desempenho do estado, que registrou a sexta taxa positiva seguida, e o melhor índice desde agosto, foi superior ao da média brasileira, de 1,7%
Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE
Entre setembro e outubro deste ano o setor de serviços apresentou um avanço de 3% em Pernambuco, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O desempenho do estado, que registrou a sexta taxa positiva seguida, e o melhor índice desde agosto, foi superior ao da média brasileira, de 1,7%.
Mesmo com a sequência de resultados positivos, a recuperação dos efeitos da pandemia no setor ainda é mais lenta em comparação aos resultados da indústria e do comércio. Em outubro, o segmento de serviços esteve 9,8% abaixo do patamar de fevereiro, mês que antecedeu os efeitos da pandemia.
O confronto entre os números de outubro de 2020 e outubro de 2019 expressa a retração do setor de serviços ocasionada pela pandemia. O índice, em Pernambuco, foi de -12,7%, a oitava queda seguida e o quinto pior desempenho do país. O recuo também foi superior à média brasileira, de -7,4%.
Confira mais informações na reportagem de Aline Beltrão, clicando no play acima.