Os encaminhamentos são acompanhados também pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal (PF)
Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal, em Serra Talhada, no Sertão do estado, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atuação das instituições federais responsáveis por adotar medidas diante das invasões ocorridas na terra indígena Pankararu, situada no município de Jatobá.
As notificações foram encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal (PF), com o objetivo de viabilizar uma ação coordenada dessas entidades que impeça a eclosão de conflito entre os indígenas e ex-posseiros que ocupavam a região.
A Polícia Federal instaurou inquérito policial e promoveu diligências no local, após a requisição do procurador da República. O MPF segue acompanhando os desdobramentos das investigações, em articulação com a PF, para adoção de novas medidas que se fizerem necessárias. O caso é de responsabilidade do procurador da República André Estima.
Confira as informações com o repórter Fernando Alvarenga, disponível no play acima.