Qualquer cidadão pode participar através do formulário disponível no site do Iphan.
Foto: Divulgação
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriu, nesta terça-feira (9), uma consulta pública para atualizar o Plano de Salvaguarda do Frevo, que permanecerá aberta até 9 de fevereiro, coincidindo com a celebração, no Estado, desta expressão reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Lançado em 2011, o Plano passa por revisão, como oportunidade para reexaminar e aprofundar as discussões sobre as medidas necessárias para a preservação do Frevo.
Qualquer cidadão pode participar através do formulário disponível no site do Iphan. O documento aborda objetivos relacionados a temas diversos, distribuídos em quatro seções: temas gerais, música, dança e agremiações. Os participantes podem expressar concordância, discordância, abster-se de opinar e/ou sugerir modificações para cada categoria.
O Instituto destaca que, espera-se que o debate dos objetivos de salvaguarda seja ampliado na comunidade de detentores, democratizando a participação ao longo do processo. As sugestões de acréscimo ao texto devem refletir demandas não incluídas no texto original.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.