Lenine, Carmen Virgínia e Madeira do Rosarinho são os homenageados do Carnaval do Recife 2026
A Prefeitura do Recife divulgou os homenageados do Carnaval 2026; confira
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
O cantor Lenine, a iabassê Carmen Virgínia e o Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho, são os homenageados do Carnaval do Recife 2026. Segundo a gestão municipal, a escolha dos nomes atende a critérios de representatividade e deferência para evidenciar as pessoas e entidades que promovem a festa.
O Madeira do Rosarinho, que inclusive completará 100 anos em 2026, é um dos mais tradicionais blocos carnavalescos do Recife. Com mais de 20 prêmios conquistados no Concurso de Agremiações, realizado pela prefeitura do município, o bloco abre alas para um dos mais célebres hinos do Carnaval recifense: “Madeira que Cupim não Rói”, composta por Capiba em 1963.
O cantor Lenine, criado no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, já ganhou seis vezes o Grammy Latino por algumas de suas mais de 250 composições. Com mais de 30 anos de carreira, o artista é uma figura obrigatória no Carnaval pernambucano.
Carmen Virgínia, é referência nos saberes ancestrais ligados à gastronomia e ao Afoxé Ogbon Obá. A chef do Altar Cozinha Ancestral, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, também é fundadora do Ubuntu, um encontro de Afoxés que abre o Carnaval do Recife e reúne as agremiações desde 2018.