Livro sobre a Faculdade de Direito do Recife é lançado nesta quinta-feira
A obra investiga como a FDR foi retratada em diferentes períodos por nove de seus professores
Foto: Acervo: Elivanda Souza / Arquivo da FDR
A Faculdade de Direito do Recife, uma das mais antigas e influentes instituições jurídicas do país, é tema de um livro que analisa como sua trajetória foi contada ao longo do tempo. A obra “Uma história das histórias da Faculdade de Direito do Recife: no bicentenário dos cursos jurídicos no Brasil” será lançada nesta quinta-feira (6), às 19h, no Espaço Memória da própria faculdade.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e é resultado da tese de doutorado do professor, juiz pernambucano e ex-aluno da instituição, André Melo Gomes Pereira.
A obra investiga como a FDR foi retratada em diferentes períodos por nove de seus professores, entre eles, Clóvis Beviláqua, Vamireh Chacon e João Maurício Adeodato. Para o autor André Melo Gomes Pereira, conhecer os trabalhos realizados por esses nomes colabora para a compreensão da sociedade além do contexto jurídico.
"Entender a história das faculdades de direito permite também entender a cultura política e jurídica do país. Foram professores humanistas que foram muito além do jurídico, foram além da história. Eles atuaram em ciência política, sociologia e fizeram parte da cena pernambucana, e até mesmo nacional", explica André Melo Gomes Pereira.
O lançamento integra as atividades preparatórias para o bicentenário dos cursos jurídicos no Brasil, que será celebrado em 2027. Fundada em 1827 em Olinda e transferida para o Recife em 1854, a Faculdade de Direito foi incorporada à Universidade Federal de Pernambuco em 1946 e mantém papel central na formação jurídica nacional.