Livro sobre as prisões de Olinda e Recife no período colonial é lançado no Museu da capital
A obra é o primeiro volume de uma trilogia sobre o universo carcerário
Foto: Divulgação
O livro 'Os Carcereiros e as Prisões de Olinda e do Recife no Período Colonial', escrito por Frederico Haendel, será lançado neste sábado, das 10h às 15h, no Museu da Cidade do Recife. A obra, publicada pela Perga Editora, é o primeiro volume de uma trilogia.
O livro apresenta o contexto histórico da figura do carcereiro, atual policial penal, e reúne mais de 60 imagens relacionadas ao universo carcerário do período colonial. Para a reportagem da CBN Recife, o escritor Frederico Haendel destacou que o sistema penitenciário de hoje tem origem nos modelos carcerários europeus e ainda carrega as políticas colonizadoras de Portugal.
“Dentro do estudo, a gente tenta traçar um pouco do perfil do então carcereiro e mostrar como aquelas práticas ainda perduram nos tempos contemporâneos, além das práticas referentes ao profissional policial penal atual e à conjuntura de uma política prisional que adotamos hoje, e que não difere tanto daquele período colonial”, explicou o autor.
Além da trilogia, Frederico Haendel também escreveu outras obras e organizou a coleção 'Jurídico de Bolso'. Ele é membro titular da Academia Brasileira de Ciências Criminais, inspetor policial penal especial de Pernambuco e possui especialização em Criminologia e em Gestão de Tecnologia da Informação.