O dado foi fornecido pelo Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe)
Foto: Reprodução/TV TEM - via G1
Tanto as escolas particulares de Pernambuco quanto os pais e responsáveis pelos alunos seguem em situação de incertezas em relação ao ano letivo de 2021. No aguardo pela vacina e esperando também que diminuam os casos da Covid-19 no estado, apenas 30% de rematrículas foram feitas na rede, quando se compara ao percentual do início de 2020. O dado foi fornecido pelo Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe). Segundo a entidade, o peso maior vem sendo na educação infantil, que requer mais necessidade de aulas presenciais.
Das 2,4 mil instituições no estado, pelo menos 80% das escolas atuam nesse segmento, com 60% delas exclusivamente voltadas para os primeiros anos escolares das crianças. O quadro fica ainda pior quando escolas que investiram mais de R$ 200 mil só em infraestrutura, pensando na retomada em 2021, não visualizam um breve retorno do investimento com uma baixa tão grande nas matrículas.
No entanto, o empenho das escolas na adequação dos protocolos de saúde faz o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, garantir que sim, as escolas estão prontas para receber os alunos com segurança.
A expectativa é que o ano letivo de 2020 encerre até esta sexta-feira (15) nas escolas, e que as aulas de 2021 iniciem a partir de 01 de fevereiro.
Confira mais informações na reportagem de Cynthia Ventura, clicando no play acima.