Metroviários se reúnem com ministros do governo Lula contra privatização do Metrô do Recife
As reuniões com Rui Costa e Esther Dweck acontecem em Brasília, nesta quarta-feira (20)
Foto: Reprodução/CBTU
Representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) se reunirão com ministros do governo Lula, em Brasília, nesta quarta-feira (20), para apresentar as reivindicações contra o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que estabelece a concessão do metrô do Recife à iniciativa privada . A informação foi confirmada à CBN Recife pelo presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares. Ele participará do encontro com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Segundo Luiz Soares, o objetivo das reuniões é dialogar com o governo federal e apresentar os pontos que levam a categoria a ser contrária à privatização do Metrô do Recife. “A gente acredita que o metrô do Recife precisa ser recuperado e não privatizado. Então, vamos colocar isso para os ministérios que estão envolvidos, para que possamos buscar uma saída nesse momento tão importante. É necessário recuperar para ter um serviço de qualidade e atender bem a população”, afirmou.
Em maio, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), presidido pelo ministro Rui Costa, aprovou as condições iniciais para concessão do Metrô de Recife, operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), à iniciativa privada. O órgão é formado por sete ministérios e três bancos públicos, e recomenda ao Presidente da República os projetos que integrarão o PPI.
O processo deve acontecer por licitação conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em conjunto à outourga à iniciativa privada, a União vai transferir para o Governo de Pernambuco os bens imóveis e ativos necessários para o funcionamento do metrô, que conta com 37 estações e duas linhas: Centro e Sul. Até o momento, no entanto, ainda não há um prazo estabelecido para que todo o processo seja iniciado.
Durante a vinda do ministro das Cidades, Jader Filho, ao Recife, na última quinta-feira (14), para cumprir agendas ao lado do presidente Lula, o chefe da pasta afirmou que o governo federal garantirá empregos e melhorias no Metrô do Recife ao longo do processo de reestruturação do sistema, mantendo diálogo com trabalhadores da CBTU. Em outubro do ano passado, a categoria aprovou o Acordo Coletivo Especial (ACE), proposto pela companhia, que garante que os servidores sejam realocados para outros órgãos federais em caso de privatização. O acordo tem duração de dois anos.
"Nós vamos continuar dialogando com a sociedade pernambucana. Continuar dialogando com os funcionários da CBTU. Todos os funcionários terão ocupação, eles não vão ficar desatendidos. Mas a gente tem uma responsabilidade muito grande de prestar um serviço de qualidade", disse Jader Filho em entrevista coletiva.
Segundo o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, o ministro das Cidades não estará presente na reunião em Brasília, nesta quarta-feira (20), dado que a Casa Civil é a responsável pelo PPI. Já o diálogo com Esther Dweck será feito sobre a perspectiva da situação dos funcionários da CBTU.
A categoria realizará uma assembleia na próxima quinta (21), na Praça da Greve, na Estação Central do Recife, no bairro de São José, às 18h, onde serão apresentados aos metroviários os resultados das duas reuniões.
Reportagem - Lucas Arruda